As 9 Competências Comportamentais mais Exigidas pelas Empresas

Tempo de leitura: 7 minutos

Conheça as 9 competências comportamentais mais exigidas pelas empresas e aprenda a desenvolver as habilidades necessárias para evoluir a sua carreira para outros patamares.

Os funcionários que têm a atitude correta e expressam o melhor comportamento são considerados mais competentes. Descubra os motivos.

O conceito de competências comportamentais como fator de recrutamento, seleção e avaliação do desempenho dos funcionários tornou-se muito popular.

E não só entre os profissionais de RH, mas também nos níveis de gestão.

No entanto, nas mais de três décadas desde que se tornou um conceito mundial, muitos ainda não estão familiarizados com o termo. E muito menos com a sua aplicação e utilidade.

Nesse cenário, as competências comportamentais ainda são confundidas com as habilidades.

E muitos não sabem que as competências comportamentais exigidas pelas empresas estão mais relacionadas a atitude correta e apropriada, o que eventualmente se traduzirá no comportamento  esperado.

Assim, competência é a soma das habilidades, conhecimentos e atitudes de uma pessoa.

Um analista de marketing, por exemplo, pode ter habilidades para criar peças gráficas, o conhecimento dos motivos que levam um anúncio a não ter cliques no facebook ou de quais títulos são mais atrativos em textos para blogs.

Mas não será competente se não praticar as rotinas de marketing ou se for facilmente afetado pelas ações bem sucedidas da concorrência.

Um técnico de informática pode ser muito hábil e experiente na reparação de computadores, mas se ele não for pontual, é igualmente incompetente.

Para os gestores, as competências são muito importantes se quiserem melhorar o desempenho de suas equipes.

Seja durante as fases de recrutamento e seleção, ou após a contratação, as competências devem ser identificadas e estudadas.

Para isso, você precisa ter em mente que as competências exigidas para cada cargo são diferentes.

Os seguintes fatores devem ser considerados ao determinar as competências comportamentais apropriadas:

 

  • Nível de tomada de decisão;
  • Nível de interação com pessoal interno;
  • Nível de contato com o cliente; e
  • Nível de habilidades e conhecimento técnicos.


Muitos estudos foram realizados sobre o tema da competência profissional para cargos gerenciais e de supervisão, e eles se encontram categorizados e agrupados da seguinte forma:

 

  • Competências administrativas;
  • Competências de comunicação;
  • Competências de supervisão; e
  • Competências cognitivas.


Essas competências foram consideradas as mais importantes ou vitais para a eficácia gerencial e de supervisão.

Agora, vamos descobrir quais são as competências comportamentais exigidas pelas empresa e como você pode desenvolvê-las?

 

Competências comportamentais exigidas pelas empresas

1. Planejamento e organização

competencias comportamentais - gerenciamento do tempo e priorizacao

O gerenciamento do tempo é considerado uma competência necessária e que deve ser dominada por todos.

Ela está relacionada com a capacidade de administrar tanto o tempo quanto os recursos.

Para desenvolvê-la, busque: autodisciplina; controle das interrupções e focar nas prioridades.

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2. Orientação para resultados e gestão de procedimentos

competencias comportamentais - metas e procedimentos

Definir metas e procedimentos geralmente são competências necessárias para cargos gerenciais e de supervisão.

Trata-se da capacidade de determinar atividades e projetos que conduzirão a todos rumo aos objetivos estratégicos.

Para desenvolvê-la, busque: estabelecer metas e procedimentos mensuráveis; colaborar com os outros; obter compromissos alheios e mensurar atividades.

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3. Planejamento e agendamento do trabalho

competencias comportamentais - planejamento e agendamento
Essa competência deve ser possuída por funcionários gerenciais, supervisores e por aqueles que estão envolvidos na produção.

Trata-se de controlar tarefas e processos, em especial a mão-de-obra, usando as principais ferramentas e técnicas de gerenciamento.

Para desenvolvê-la, busque: analisar tarefas complexas e dividi-las em unidades gerenciáveis; selecionar e gerenciar recursos adequados às tarefas; usar sistemas e técnicas para planejar e agendar o trabalho e definir pontos de controle para monitorar o progresso.


4. Comunicação Interpessoal

competencias comportamentais - ouvir e organizarOuvir e organizar são competências comportamentais de comunicação para quem lida com pessoas.

Trata-se da capacidade de compreender, organizar e analisar o que se ouve, a fim de decidir o que pensar e fazer em resposta a uma situação.

Essas competências são apropriadas para os funcionários que lidam com clientes e para quem trabalha em equipe, seja como líder ou como membro.

Para desenvolvê-la, busque: identificar e testar inferências e premissas; ouvir de forma eficaz; resumir e reorganizar uma mensagem à ser divulgada e livrar-se de julgamentos e preconceitos.

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5. Objetividade
competencias comportamentais - objetividade

Em especial para as posições que envolvem gerenciamento de pessoas, obter informações de forma clara e objetiva é um requisito para bons resultados.

Esta competência está relacionada com capacidade de realizar perguntas, sondar e obter informações imparciais e interpretá-las adequadamente.

Para desenvolvê-la, busque: fazer perguntas abertas; empregar técnicas de sondagem; reconhecer significados; confirmar a compreensão e realizar acordos.

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6. Gerenciar, treinar e desenvolver os outros

competencias comportamentais - coaching mentoring e delegacaoEssas competências comportamentais são especialmente necessárias para supervisores e gerentes.

Elas envolvem a capacidade de desenvolver pessoas para atingir níveis mais altos de excelência.

Para desenvolvê-la, busque: técnicas de coaching; assessoria especializada; transferir conhecimentos e habilidades e delegar com confiança.

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7. Assessoria e Disciplina

competencias comportamentais - assessoria e disciplinaA capacidade de aconselhar e buscar conselhos, bem como impor a própria disciplina e a dos outros de forma positiva.

Ela é necessária para os cargos gerenciais e de supervisão, em especial para os que lidam com um grande número de funcionários.

Para desenvolvê-la, busque: restaurar, dentro da gama aceitável de padrões, o desempenho dos funcionários, mantendo o respeito e a confiança, impor penalidades e sanções com firmeza e resolver problemas.


8. Identificação e solução de problemas

competencias comportamentais - identificacao da solucaoA identificação de problemas e a obtenção de soluções são competências comportamentais exigidas pelas empresas.

Trata-se da capacidade de identificar barreiras que podem impedir o atingimento de metas e processos.

Também envolve eliminar as origens e causas desses problemas, utilizando conjuntos sistemáticos de procedimentos para isso.

Para desenvolvê-la, busque: distinguir problemas, sintomas e indicadores, reunir e avaliar evidências relacionadas a causas e traçar uma matriz de decisão e, eventualmente, escolher e recomendar as melhores opções.

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9. Avaliação de riscos e tomada de decisão

competencias comportamentais - avaliacao de riscoA avaliação de riscos e a tomada de decisões são competências exigidas para cargos gerenciais em que uma decisão pode envolver compromissos, recursos e processos da empresa como um todo.

Para desenvolvê-la, busque: capacidade de construir uma matriz de decisão que sirva para identificar e avaliar alternativas e opções, identificar limites, desejos e riscos a serem considerados, atribuir pesos a cada opção e escolher a melhor opção para atingir os objetivos e padrões desejados.

 

Conclusão

Por fim, lembre-se que você pode e deve escolher quais competências (ou mistura delas) você deve seguir, levando em consideração suas expectativas de carreira, ambições e personalidade.

O grau e o nível das competências a serem desenvolvidas variam de acordo com o escopo das suas responsabilidades, sua autoridade, seu envolvimento com pessoas e seu poder de decisão.

Por isso, reflita o que é importante para você e para sua organização e comece a colocar em prática hoje mesmo.

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Um abraço!

Guia essencial do profissional de RH

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