Gestão Estratégica de Pessoas: Como reter talentos em um mercado tão competitivo

Tempo de leitura: 8 minutos

Descubra as 5 técnicas infalíveis da gestão estratégica de pessoas que estão ajudando os RH de diversas organizações a reter talentos.

Sobrevivência. Esse é o maior objetivo das organizações hoje em dia.

Com inúmeros competidores, a inserção de novos produtos e tecnologias no mercado à uma velocidade recorde e cada vez menos oportunidades de diferenciação, as empresas estão constantemente lutando para sobreviver.

E é nesse cenário que surge a gestão estratégica de pessoas, como uma das aliadas na batalha pela atração e retenção de talentos, crucial para sobreviver e inovar.

E o RH da sua empresa? Está contribuindo a sobrevivência do negócio?

 

A gestão estratégica de pessoas

gestao estrategica de pessoas - Capa (2)

Existem muitos aspectos incluídos na estratégia geral de um negócio.

Assim como as estratégias de TI, de vendas e marketing, de P&D, de operações e de finanças, sua estratégia de gerenciamento de pessoas também deve ser um fator-chave de sucesso.

  • Então, o que você espera de seus funcionários?
  • Como eles irão ajudá-lo a alcançar os objetivos da sua organização?
  • Todos estão cumprindo as expectativas?
  • Você tem as pessoas certas nas posições certas para manter a sobrevivência do negócio?
  • Como seus funcionários impactam sua organização?

O progresso acelerado das últimas décadas levou as empresas a buscarem novas formas de gerenciamento destinadas a melhorar o desempenho dos colaboradores e, assim alcançar resultados incríveis.

E isso deu origem a uma nova “filosofia” de gestão estratégica de pessoas.

A vantagem competitiva real não está apenas nos novos produtos e tecnologias, mas sim nas pessoas. Pois são elas que lidam com esses componentes no seu dia a dia.

Portanto, o sucesso das empresas tornou-se dependente de investimentos nos colaboradores.

E as empresas passaram a identificar, utilizar e desenvolver o seu capital intelectual.

Assim, a gestão estratégica das pessoas nas organizações tornou-se algo essencial, já que reflete de forma positiva nas relações entre a empresa (e seus produtos) com os consumidores.

Uma gestão eficaz, aliada à inovação, garante vantagens importantes e quase impossíveis de serem copiadas pelos concorrentes.

Por isso, aqui estão 5 práticas infalíveis de gestão estratégica de pessoas e como incorporá-las na estratégia de negócio da sua organização:

 

1. Recrutamento & seleção

gestao estrategica de pessoas - Recrutamento e Selecao

Tudo começa com a contratação da pessoa certa para o trabalho.

É fundamental entender quais posições você precisará em sua organização no próximo mês, quarter ou ano.

Embora você não consiga prever todas as suas necessidades, uma previsão de pessoal pode ajudá-lo no planejamento adequado para o crescimento organizacional.

Uma vez que você definiu as posições que você precisará preencher, você pode executar um plano de recrutamento específico.

Esse plano deve incluir a identificação de responsabilidades, conhecimentos, habilidades, competências e adequação cultural que o candidato ideal deve ter.

A partir disso, você pode utilizar canais de recrutamento incomuns para atingir esse indivíduo, incluindo as mídias sociais, indicação e grupos de profissionais.

Um processo de seleção que permite que a empresa e o candidato aprendam um sobre o outro é importante para se certificar de que ambos possuem adequação cultural.

Portanto, a melhor estratégia para reter talentos é a contratação dos talentos certos para as atividades certas.

 

2. Treinamento & desenvolvimento

gestao estrategica de pessoas - Treinamento e Desenvolvimento

Seus funcionários são o seu maior trunfo.

Por isso, o desenvolvimento contínuo da sua equipe é importante, tanto com planejamento de carreira quanto com planejamento de desenvolvimento.

Use a gestão estratégica de pessoas para identificar líderes e funcionários de alto potencial, identificando oportunidades de treinamento para melhorar seu desempenho.

Quando você investe nessas pessoas, você está aumentando as chances de retenção de talentos.

Ainda, procure estabelecer treinamentos recomendados, opções de reembolso para cursos e uma lista com sugestão de leituras para todos os funcionários.

Aproveite esse momento, inclusive, para refletir se é melhor treinar internamente ou contratar terceiros, pois dependendo do objetivo do seu departamento pode ser uma boa ideia investir em coaching ou treinamentos especializados.

Tenha em mente que um excelente plano de treinamento e desenvolvimento não precisa ser caro.

E que um plano cuidadosamente pensado e bem executado pode contribuir para o sucesso geral da empresa com o menor custo possível.

 

3. Gestão do desempenho

gestao estrategica de pessoas - Gestao do desempenho

Acompanhar o desempenho de cada pessoa é necessário para garantir que sua equipe atenda às expectativas.

Essa gestão também permite que você ofereça feedback, dando aos seus funcionários oportunidades de melhorar e aos líderes chance de discutir o não atingimento de expectativas.

Você quer saber mais sobre feedback? Então você precisa conhecer este nosso treinamento.

Algumas empresas preferem deixar a gestão de desempenho para a avaliação anual, e é preciso pensar em qual estratégia é mais adequada ao momento do seu negócio.

À medida que seus líderes e RH se tornem mais seguros com a gestão de desempenho, procure fazer verificações mais frequentes com seus colaboradores.

Pois essas verificações ajudam a criar um senso de pertencimento, a impedir que funcionários insatisfeitos afetam todo um departamento e, com isso melhoram a retenção dos talentos na organização.

Não deixe que colaboradores problemáticos permaneçam longos períodos na empresa, pois eles drenam o resto da equipe e criam problemas inclusive entre os funcionários.

 

4. Acompanhamento da satisfação

gestao estrategica de pessoas - Acompanhamento da satisfacao

A melhor maneira de antecipar ações de retenção é medir a satisfação da sua equipe.

Mas tenha em mente que esse é uma esforço de gestão estratégica de pessoas complexo de ser assumido.

Isso porque ao realizar uma pesquisa de satisfação de funcionários, você precisará investir nas melhores propostas.

Para isso, é necessário se certificar de que as perguntas sejam cuidadosamente criadas. Isso para obter informações sobre os tópicos que você considera críticos para sua organização.

E seus funcionários precisam de uma maneira anônima de fornecer seus comentários. Para que se sintam confortáveis ​​e sejam honestos sobre seus sentimentos.

Uma vez que você tenha os feedbacks, eles devem ser organizados e repassados as lideranças para que possam transformá-los em mudanças concretas.

Procure compartilhar os resultados juntamente com o plano de ação. Faça com que todos os colaboradores saibam que o RH está empenhado em resolver os principais problemas apontados.

Incorpore essas atividades de mensuração no calendário formal do RH. Aplique para manter a moral elevada, gerir as insatisfações e manter as coisas que os seus colaboradores amam em seus empregos.

Talvez você goste deste artigo sobre motivação interna.

 

5. Recompensas & Reconhecimentos

gestao estrategica de pessoas - Recompensas _ Reconhecimentos

Demonstre que você valoriza os seus colaboradores e aprecia as contribuições que eles fazem para a empresa. Isso contribui para a construção de um ambiente de trabalho saudável.

Essa tática da gestão estratégica de pessoas é importante para atrair e reter talentos.

Estudos mostraram que os funcionários felizes são mais produtivos, comprometidos e fornecem um serviço melhor aos seus clientes.

Pesquisadores da universidade do Missouri descobriram que as empresas que se preocupam com a satisfação dos funcionários possuem melhores ambientes de trabalho. Também evitam acúmulos de tarefas e aumentam a satisfação dos clientes.

E o seu programa de recompensas & reconhecimentos é um dos fatores mais importantes da gestão estratégica de pessoas.

Assim como você constrói e executa um programa de treinamento & desenvolvimento, deve investir em recompensas & reconhecimentos.

E para que essas ações caibam no seu orçamento, planeje as coisas que deseja celebrar ou recompensar e com que frequência.

Celebrar aniversários e datas comemorativas, como dia do estagiário, páscoa, natal entre outras, também podem ser incorporados no seu programa.

Sextas-feiras informais, lanches, sala de descanso, bônus de fim de ano entre outras ações são alguns exemplos muito utilizados pelas empresas que apresentam altos índices de retenção de talentos.

Nesses momentos, o importante é agradecer o empenho de todos e recompensar. Isso para reforçar os comportamentos que a sua empresa valoriza.

Para isso, você pode ajustar o seu programa ao número de funcionários e ao orçamento da sua organização.

Descubra neste nosso artigo como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho.

 

Conclusão

A gestão estratégica de pessoas já não é mais um tópico dentre tantos que as empresas podem escolher adotar ou não.

Ela é uma estratégia essencial para todas as empresas que precisam atrair e reter talentos. E quais empresas não precisam disso?

Por isso, reflita com o seu time de RH sobre a melhor forma de construir e implementar uma gestão estratégica de pessoas no seu negócio.

Nós da Orloski Coaching já atuamos com dezenas de empresas que desejam investir em seus líderes e funcionários, buscando desenvolvê-los e retê-los para assim alcançar os objetivos do negócio. Conte conosco para isso.

Um abraço.

Gostou do conteúdo? Baixe o guia essencial do profissional de RH! Guia essencial do profissional de RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *