Descubra as 7 habilidades de comunicação que todo bom líder deveria ter

Tempo de leitura: 5 minutos

 

Se você não tem  boas habilidades de comunicação, provavelmente tem dificuldades para se conectar com outras pessoas.

 

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Se você não tem uma boa habilidade de comunicação, provavelmente tem dificuldades para se conectar com outras pessoas.

E se você tem dificuldades para se conectar, não conseguirá alavancar a sua carreira como poderia caso se tivesse as habilidades de comunicação adequadas.

Por isso, tornar-se um bom comunicador é uma vantagem, e você pode utilizá-la a seu favor no escritório.

Embora “habilidades de comunicação” nos remeta a uma ideia de manipulação, o verdadeiro significado de desenvolver uma boa comunicação está em se conectar com outras pessoas.

Nesse sentido, a capacidade de se comunicar efetivamente com os superiores, colegas e funcionários é essencial! Independentemente da indústria em que se trabalha.

Os trabalhadores da era digital devem saber como transmitir e receber mensagens de forma eficaz, bem como por telefone, e-mail e mídias sociais .

 

Que habilidades os empregadores estão procurando?

Que habilidades de comunicação ajudarão você a garantir seu sucesso?


Para responder a essas perguntas e ajudar você a desenvolver as habilidades de comunicação necessárias, nos preparamos esse artigo.

Aqui estão as 7 habilidades de comunicação que selecionamos para ajudar você a se destacar no mercado de trabalho de hoje.


Ouvir

Habilidades de Comunicação - ouvir

Ser um bom ouvinte é uma das melhores maneiras de ser um bom comunicador.

Ninguém gosta de se comunicar com alguém que só se preocupa consigo mesmo, e não está disposto a ouvir outras pessoas.

Se você não é um bom ouvinte, vai encontrar dificuldades para compreender o que os outros esperam que você faça.


Aproveite o tempo para praticar a escuta ativa.

A escuta ativa envolve prestar atenção ao que a outra pessoa está dizendo.

Para isso você deve fazer perguntas clarificadoras e reformulando o que a pessoa diz para garantir a compreensão.

Sabe quando alguém começa a falar: “Então, o que você está dizendo é …”.

Pois é, essa pessoa só está aplicando os princípios da escuta ativa.

E é através da escuta ativa que você poderá entender melhor o que a outra pessoa está tentando dizer, e só então responder adequadamente.


Comunicação Não Verbal

Habilidades de comunicação - comunicacao nao verbal


Comunicação não-verbal é a sua linguagem corporal, o contato visual, os gestos de mão e até o seu tom de voz.

Todos esses ítens são capazes de transmitir o que você quer dizer.

Uma postura relaxada e aberta (braços abertos, pernas relaxadas) e um tom amigável farão você parecer acessível e incentivará os outros a falar abertamente com você.

O contato com os olhos também é importante.

Para isso, você deve olhar a pessoa nos olhos para demonstrar que você está focado na pessoa e na conversa.

Pode parecer um pouco desconfortável no início, mas o contato visual é um sinal é uma das habilidades de comunicação mais valorizados.

Preste também atenção aos sinais não verbais de outras pessoas enquanto você está falando.

Muitas vezes, sinais não-verbais transmitem como uma pessoa está realmente se sentindo.

 

Clareza e Concisão

Habilidades de comunicação - clareza e consicao

A boa comunicação está em dizer apenas o suficiente, ou seja, nem falar pouco nem falar demais.

Tente transmitir sua mensagem em poucas palavras sempre que possível.

Não importa se você está falando com alguém pessoalmente, no telefone, ou via e-mail, experimente dizer o que você quer de forma clara e direta.

Se você divagar, seu ouvinte não terá certeza do que você deseja.

Pense no que você quer dizer antes de começar a falar.

Isso irá ajudá-lo a evitar falar excessivamente ou confundir o seu público.

Simpatia

Habilidades de Comunicação - simpatia


Um tom amigável, uma pergunta pessoal ou simplesmente um sorriso…

Todos esses são ítens que você pode explorar para incentivar seus colegas a se envolverem de forma mais aberta e honesta com você.

É importante ser agradável e educado em todas as suas comunicações no local de trabalho.

Isso é importante tanto na comunicação presencial como na escrita.

Sempre que for possível, personalize seus diálogos e e-mails para colegas ou funcionários.

Um simples: “Espero que todos tenham um bom fim de semana” é suficiente para personalizar uma mensagem e fazer com que os outros se sintam mais apreciados.


Confiança

Habilidades de Comunicação - confiança

É importante estar confiante em todas as suas interações com os outros.

A confiança é o que garante a seus colegas que você acredita no que está dizendo.

Transmitir confiança se torna mais fácil quando você faz contato visual ou utiliza um tom mais firme, mesmo que ainda amigável.

Apesar da necessidade de demonstrar confiança, é preciso ter cuidado para não soar arrogante ou agressivo.

 

Respeito

Habilidades de Comunicação - respeito

Você sabia que as pessoas estarão mais abertas a comunicar com você quando sentem que você as respeita e valoriza as suas idéias?

Ações simples como usar o nome de uma pessoa, fazer contato visual ou ouvir ativamente fazem com que o outro se sinta mais apreciado.

Quando estiver no telefone, por exemplo, evite distrações e mantenha-se focado na conversa.

Já para transmitir respeito por e-mail, experimente dedicar algum tempo para revisar sua mensagem.

Pois quando você envia um e-mail confuso, mal escrito ou descuidado a um destinatário, ele pensará que você não o respeita o suficiente para investir na comunicação com ele.

Habilidades de Comunicação – Feedbacks

Habilidades de Comunicação - feedback

Ser capaz de dar adequadamente e receber feedbacks é uma habilidade de comunicação importante.

Gerentes e supervisores devem, continuamente, procurar maneiras de fornecer feedbacks aos seus funcionários.

E isso se aplica tanto aos dados por e-mail, chamadas telefônicas ou reuniões periódicas.

Dar feedback envolve elogiar e cuidar também. Atitudes simples como dizer “bom trabalho” ou “obrigado por cuidar daquilo” podem afetar a motivação dos funcionários.

Da mesma forma, você deve ser capaz de aceitar, e até mesmo incentivar, o feedback dos outros.

Ouça o feedback que lhe é dado, faça perguntas clarificadoras se não tiver certeza da questão e, se possível evidencie seus esforços para implementar o feedback.

 

Se você gostou deste artigo, dê uma olhada no nosso artigo sobre Autoconfiança! Ele também pode te ajudar a melhorar a sua comunicação.

Um abraço.

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