Blog de coaching

Você é um procrastinador? Se você chegou a esse artigo talvez você tenha problemas com procrastinação e deseje saber como parar de procrastinar, certo?

 

Procrastinar diz respeito ao hábito de adiar indiscriminadamente tarefas que podem (e devem!) ser realizadas imediatamente.

 

Pessoas que desenvolvem esse hábito tendem a atrasar projetos, engavetar ideias antes de testá-las e abandonar funções que lhes são designadas.

 

Os malefícios disso, nem precisamos citar, são muitos. Nesse artigo, iremos ajudá-lo a criar métodos para combater a procrastinação, e aperfeiçoar o uso de seu tempo, colocando em prática seus planos sem mais demora.

 

Você já dedicou o tempo que deveria às suas tarefas hoje? Tente pensar em quantas vezes você deixou de fazer o que deveria para dar atenção a coisas secundárias.

 

Sem sabotagem: Procrastinar nunca mais!

como parar de procrastinar

Você está sentado de frente para o computador, pronto para escrever um artigo que deve ser entregue em três dias.

 

Você abre o youtube para escolher uma música, afinal, escrever com música é muito mais legal. Vê um vídeo, que sugere outro, que sugere mais um…

 

Esse último é muito bom! Que tal compartilhar com os amigos? Liga o celular, abre o whatsapp. Hora de começar um bate papo. Ah. O Prazo nem está tão apertado assim. Ainda faltam três dias.

 

Ontem faltavam quatro e você também não conseguiu se concentrar nas tarefas. Você está procrastinando.

 

De forma clássica e clara, você substitui o que realmente deve ser feito por coisas que não vão te ajudar em nada e não sabe como parar de procrastinar.

 

Às vezes o ato de procrastinar é bem difícil de identificar. Muita gente substitui as tarefas mais importantes por outras que aparentam importância também.

 

Por exemplo, deixar de realizar um relatório que tem prazo limitado para dar uma faxina no quarto que nem está tão bagunçado assim!

 

Depois é a hora de passear com o cachorro, tomar banho, fazer a janta e dormir. Lá se foi um dia inteiro sem realizar suas tarefas, e aí começa a promessa de que “amanhã” você colocará tudo em dia!

 

Vamos esclarecer: adiar alguma coisa ou se dar um tempo não é de todo ruim. O problema é empurrar isso para prazos que você sabe que não irá cumprir!

 

Acompanhe estas 7 dicas de como parar de procrastinar! E boa sorte em sua vida nova cheia de sucesso e planos realizados.

 

Mas, Como Parar de Procrastinar?

como parar de procrastinar agora

Vamos lá, vou te ajudar!

 

1. Crie gratificação

Um dos motivos que nos leva a procrastinar é a sensação de que a bonificação por essa tarefa não virá imediatamente, por isso, ela não é urgente.

Seja a visita à academia (que você promete e não cumpre) ou seja aquela planilha (que você nunca entrega na data), você primeiro precisa entender que para colher frutos, deverá plantá-los de forma saudável.

Se correr hoje, amanhã e mantiver esse ritmo por meses… daqui a algum tempo você terá o resultado que deseja.

 

Se tivesse feito isso há meses, estaria desfrutando do resultado nesse exato momento.

 

Procrastinar te atrasa, e te faz voltar a tarefas que você sabe que poderia já ter eliminado de sua vida. Faça hoje para ter a gratificação amanhã e saiba exatamente como parar de procrastinar.

2. Assuma responsabilidade

Você sempre sonhou com o dia em que não precisaria prestar contas assiduamente a um chefe. E agora que essa liberdade faz parte de sua realidade você… procrastina.

 

Aprenda a se gerenciar. Você não precisa de alguém lhe apontando o que deve ser feito, e nem dizendo os seus horários.

 

Você é absolutamente capaz de realizar suas tarefas sem um mandante. Comece a desfrutar de sua liberdade.

 

3. Seja honesto consigo

Admita, você não fará isso amanhã também. Entenda que esse ciclo é vicioso, e quanto mais adiar, mais você irá se sentir tentado a “deixar pra depois”.

 

Esse é o princípio básico para saber como parar de procrastinar.

 

4. Encare as dificuldades

O medo não pode ser seu patrão. Se estiver deixando uma tarefa de lado por receio de não ser capaz de concluí-la, você merece uma puxada de orelha.

 

Apenas encarando esse projeto é que você entenderá os limites e as dificuldades que ele lhe trará. Ninguém disse que seria fácil, e quem disse que você não seria capaz, mentiu.

 

5. Faça pausas produtivas

Tudo bem, tudo bem. Você PRECISA de um tempo. Então use-o de forma eficaz para seu projeto. Se não quer produzir agora, leia algo que lhe inspire em algum sentido a respeito de suas ideias.

6. Faça acontecer

Tudo bem dar uma relaxada de vez em quando. Mas não faça desse o seu lema. Levante-se, e vá atrás do que deseja. Procrastinar não é um crime, mas está longe de ser a solução para sua vida.

 

7. Faça aqui e agora

Faça já! Imediatamente! Considere que o seu prazo limite para começar a por em prática é hoje.

 

8. Só você pode mudar isso (dica bônus)

Você não pode acabar com a fome no mundo nem carimbar os acordos de paz, mas você tem total controle sobre seus sonhos, planos e ideias.

 

Então, o que está esperando? Comece agora e saiba como parar de procrastinar! E entenda: só você pode mudar isso.

 

O amanhã… a você pertence!

como parar de procrastinar

Preparado para tirar os planos dos papéis? Preparado para comprar aquela passagem, iniciar aquele projeto e encarar o mundo de cabeça erguida?

 

Procrastinar pode parecer uma causa nobre. Você sempre encontrará um bom motivo para deixar de fazer o que é importante, então comece a aplicar tudo o que ensinamos sobre como parar de procrastinar.

 

Às vezes, é apenas medo. Medo de obter sucesso e chegar lá. Medo de encarar as pessoas que não acreditaram em você.

 

Procrastinar é comum, todos nós já fizemos, e pode acontecer com qualquer um.

 

Mas, não deve ser um hábito.

 

Alguns especialistas acreditam que algumas pessoas sofrem de procrastinação crônica. O que significa que absolutamente tudo é adiado, e nada é finalizado.

 

Ainda está aí? Então, identifique se você sofre de procrastinação analisando os tópicos a seguir:

 

1. Você não enxerga o benefício

Se você não vê o benefício da tarefa, não vai ter vontade de realizá-la e fará de tudo para adiar. Mas entenda: se é sua função, cedo ou tarde você terá que fazer.

 

E como tudo na vida, ela lhe trará alguma coisa em retorno: seja um reconhecimento ou simplesmente o seu salário no final do mês.

 

Faça porque tem que ser feito, e faça da melhor maneira.

 

2. Está com cansaço excessivo

O cansaço existe, e pode ser um aliado a procrastinação. Se você sofre disso e não consegue realizar suas tarefas, tente identificar a causa.

 

Durma mais cedo, trabalhe com mais calma. Durma o suficiente! Tenha momentos específicos para lazer, para você relaxar.

 

3. Possui muitas distrações

Você não conseguiu responder aqueles e-mails porque parou no youtube.

 

Desabilite já as notificações de seu celular. Durante apenas algum tempo, você só conversará sobre sua tarefa. Não navegue por sites que não digam respeito a esse assunto. Atenção e foco são fortes combatentes a procrastinação.

 

Pronto!

Espero ter ajudado com a identificação e a solução a alguns aspectos da procrastinação! Espero também que você consiga a aprender de vez como parar de procrastinar.

 

Faça valer esse aprendizado e coloque nossas dicas em prática. Agora, já que estamos falando nisso, saia já desse artigo e vá realizar suas tarefas! O futuro lhe aguarda, e procrastinar não é mais aceito em sua rotina após aprender a como parar de procrastinar.

 

Gostou? Curta e compartilhe este conteúdo com seus amigos!

Um abraço.

Andrey Orloski

Andrey Orloski

Trainer, master coach, mestre, empresário, diretor e idealizador da Orloski Coaching, com mais de 6 anos de experiência em gestão e liderança, atuando com coaching em toda a região sul do Brasil. Seu maior compromisso é apoiar pessoas a encontrarem sua realização pessoal e profissional.

Artigos Relacionados