Blog de coaching

Você já procrastinou? Talvez, imediatamente, sua resposta a essa pergunta seja: “Eu? Jamais!”. No entanto, ato de procrastinar é um mal que acomete todos nós. Mas e você, sabe o que é procrastinação?

 

Veja a situação a seguir:

 

Imagine que você tem em suas mãos um projeto brilhante, mas que precisa de apenas alguns ajustes. Você tem duas opções: entregar esse projeto agora, do jeito que está, ou levá-lo para casa para aperfeiçoamento, e entregá-lo amanhã.

 

Você opta por levá-lo para casa, afinal, quer entregar o melhor possível.

 

Mas a ração do gato acabou. Então, antes de começar a trabalhar no projeto, você deve comprar a ração. E aproveita para passar no mercado e comprar umas coisas, afinal, o armário da cozinha está vazio.

 

Você volta para casa com as duas sacolas e cheio de vontade de se sentar na frente do computador para dar continuidade àquele sonho que está quase concretizado. Mas, antes, precisa colocar a ração do gato, que está miando na sala.

 

Você aproveita para ligar a TV e dar uma olhada nas notícias. Está passando aquele programa sobre bastidores da TV que você adora. “Só vou ver essa entrevista”, você promete. Mas o comercial anunciou um filme sensacional que começara em seguida. Poxa, é um clássico. Você verá apenas a primeira parte, ok? Depois, mãos a obra.

 

Mas o filme é tão incrível. Não dá pra parar agora. E já é de noite. Hora de dormir. Amanhã você mexe no projeto.

 

Essa situação é mais comum do que imaginamos, e precisamos te dar um alerta! Você acaba de descobrir o que é procrastinação!

 

Mas, o que é procrastinação de fato?

o que e procrastinacao

Essa palavra que soa tão feia costuma estar nos arredores com mais frequência do que imaginamos. Procrastinar é o hábito de “deixar para depois” coisas que você precisa fazer.

 

Mas qual o problema em deixar para depois? Nenhum, oras!

 

Às vezes, um tempo a mais te dará alguma inspiração, e pode ser definitivo para a qualidade do que você entregará. No entanto, saber o que é procrastinação pode fazer toda diferença, pois a procrastinação não é isso.

 

Não se trata de um adiamento saudável, de uma prorrogação de prazo necessária ou de um tempo a mais para melhorias.

 

Procrastinar refere-se ao hábito de deixar para depois todos os dias! Adiar diversas vezes coisas que você deveria ter resolvido imediatamente. Inventar tarefas para tomar o tempo que deveria ser dedicado a tal coisa.

 

O famoso “Ficou para agosto. A gosto de Deus”.

 

Você se ocupa de coisas que não são urgentes ou nem mesmo necessárias para ter uma desculpa para não fazer aquilo que realmente deveria ser feito.

 

Inicialmente, procrastinar parece apenas uma “pequena falha” de comportamento, mas pode se tornar absolutamente prejudicial a sua vida profissional e pessoal.

 

Você simplesmente criará tarefas fakes em sua rotina, que pode ir de uma faxina desnecessária a uma ligação para um conhecido que tomará metade de seu dia.

 

Dessa maneira, você adia os seus compromissos e não se sente culpado! Afinal “foi o acaso” quem colocou essas questões em seu caminho. Apenas calhou de ser justo hoje que você prometeu se dedicar a seu projeto.

 

Mas, amanhã, outra interferência ocorrerá. Ou você sentirá falta de algum elemento essencial (que na verdade nem é tão essencial assim). Para dar continuidade e por aí vai.

 

Eu procrastino, tu procrastinas, eles procrastinam…

o que e procrastinacao

Todo mundo procrastina. Isso é um fato. Mas só porque é comum não significa que seja inofensivo, e muito menos irreversível e por isso vamos falar sobre o que é procrastinação.

 

Ao procrastinar no trabalho, por exemplo, você, além de atrasar suas tarefas, provavelmente deixará um colega de setor sobrecarregado. Ou comprometerá aquele outro setor que depende de seus resultados para produzir o deles.

 

O desastre em cadeia gerado pela procrastinação pode não ser sentido imediatamente, mas, em longo prazo, o estrago é potencial.

 

O acúmulo de tarefas lidera o topo de problemas. Você deixará de fazer uma hoje. Que acumulará com a de amanhã. E deixará de fazer amanhã também, que se somará com a próxima…

 

Até chegar num ponto em que você não dará conta, ou simplesmente não terá mais fôlego. Então será mais fácil abandonar tudo.

 

E daí, aquela ideia genial do início entrará para gaveta já abarrotada de coisas que você abandonou.

 

Podemos citar alguns clássicos da procrastinação humana. O “Na segunda eu começo a dieta” e o “No ano novo eu paro de fumar” são bem conhecidos por todos.

 

Porque não buscar ajuda para resolver? Dar os primeiros passos imediatamente e saber o que é procrastinação?

 

O que impede você de parar de procrastinar?

Muitas vezes, o impedimento está no medo em encarar o sucesso. Você está acostumado a viver assim, a arquivar projetos, e talvez não tenha coragem de encarar o que a vida lhe reservou.

 

Então procrastinar se tornou um hábito. E agora é mais fácil fingir que vai fazer, do que fazer de fato.

 

Procrastinar é um hábito que se adquire muito cedo. Quantas vezes você deixou de entregar um trabalho escolar? Ou o fez no último dia, mesmo tendo sido passado há mais de 15?

 

E a qualidade desse trabalho? O seu, feito as pressas em 12 horas, enquanto seus colegas dedicaram 2 semanas a produção, com certeza terá um conteúdo duvidoso se comparado aos demais.

 

As pessoas podem procrastinar as compras de Natal, deixando para a véspera. Podem procrastinar a declaração de imposto de renda, deixando para o último dia e, procrastinar a dieta.

 

Isto faz sentido para você?

 

É importante, no entanto, entender o impacto que essas atitudes terão no funcionamento de sua vida e para isso, entender o que é procrastinação faz parte de todo o processo.

 

Deixar para depois, adiar, ou pedir um tempo não é um problema. Mas adiar frequentemente, desistir após várias promessas de “hoje vai!” e, engavetar semanalmente ideias e projetos não pode ser considerado comum.

 

Primeiros Passos Para Eliminar a Procrastinação

o que e procrastinacao

Você deve se policiar e criar estratégias para conter a procrastinação. Vou te ensinar uma bem simples para começar!

Crie uma lista de tarefas diferente!

A criação de diários e listas ajuda na organização de tarefas. Não deixe nada em sua cabeça, anote todas as ideias que surgirem. Por isso tenha seu bloco de anotações sempre à mão. Pode ser um caderno, agenda ou celular!

 

Nunca interrompa uma tarefa para começar outra. Se lembrar de algo que precisa fazer, anote! Depois você se preocupará com ela.

 

Mas, tome cuidado com elas, pois pode se tornar uma ferramenta de procrastinação também. Se você começar a criar dezenas de listas, e atualizá-las for sua prioridade em detrimento de colocar em prática o que você escreveu lá, então você ainda não conseguiu se livrar do hábito.

 

Defina a Importância de Cada Tarefa

Tire um tempo no dia ou na semana para definir quais tarefas são importantes, quais você pode deixar para depois ou até eliminar. Dentre as importantes, quais são mais urgentes? Siga esta ordem:

  1. Urgente e Importante – Comece agora!
  2. Importante – Coloque como prioridade para a semana!
  3. Urgente – Normalmente elas não são tão urgentes assim! Verifique se você precisa fazer antes das tarefas importantes!
  4. Não urgente e não importante – Sugiro eliminar!

 

E lembre-se todos os dias da importância de cada tarefa. Entenda que realizar seus objetivos ou executar as funções que lhe foram designadas no trabalho faz de você uma pessoa colaborativa, útil.

 

A sensação de culpa por não ter cumprido um prazo, ou por ter que fazer um trabalho correndo e com qualidade muito inferior do que você poderia fazer é muito ruim.

 

Lembre-se dessa sensação. É como furar uma dieta à toa após 20 dias de disciplina. Você se sente mal, e não tem os resultados esperados.

 

Ao procrastinar você se sabota e sabota os demais. Use seu tempo com inteligência e seja honesto consigo.

 

Se pergunte sempre: Você precisa adiar, de fato, ou está sendo irresponsável com essa decisão? Saber o que é procrastinação, com certeza mudará suas atitudes.

 

Gostou? Curta e compartilhe este artigo!

Um abraço.

Ps.: Você vai gostar de ler este artigo sobre: Como Parar de Procrastinar!

Andrey Orloski

Andrey Orloski

Trainer, master coach, mestre, empresário, diretor e idealizador da Orloski Coaching, com mais de 6 anos de experiência em gestão e liderança, atuando com coaching em toda a região sul do Brasil. Seu maior compromisso é apoiar pessoas a encontrarem sua realização pessoal e profissional.

Artigos Relacionados