Blog de coaching

Tudo que fazemos desde a hora que levantamos da cama envolve a relação entre uma ou mais pessoas. Podemos dizer com toda a certeza que não haveria vida em sociedade sem que o relacionamento interpessoal existisse.

 

Você já pensou nisso?

 

Neste artigo você vai aprender:

  • Onde surgiu o relacionamento interpessoal;
  • A importância de um bom relacionamento no trabalho;
  • Os principais problemas do relacionamento interpessoal no trabalho;
  • Como melhorar o seu relacionamento no trabalho.

 

Foi através dele que o ser humano se desenvolveu e criou capacidades que aumentaram suas chances de sucesso e sobrevivência na natureza.

 

Sozinhos pouco conseguimos fazer para ultrapassar os obstáculos.

 

Se não fosse a comunicação entres as pessoas, a troca de informações na hora de utilizar ferramentas e o trabalho em equipe que começou lá no tempo das cavernas, não estaríamos mais aqui.

 

O relacionamento interpessoal está presente em todas as nossa relações.

 

Afinal ele nada mais é do que a conexão entre duas ou mais pessoas que convivem juntas.

 

Portanto, aquele seu colega da academia, a turma do futebol e todos seus amigos mantém com você algum tipo de relação interpessoal.

 

Trata-se de um conceito altamente explorado na área de sociologia e psicologia e tem se tornado cada vez mais relevante no universo corporativo.

 

Mas afinal, onde começam os primeiros relacionamentos interpessoais? E como aprendemos a lidar com eles e a nos fortalecer como seres sociais?

 

Onde o Relacionamento Interpessoal Começa?

relacionamento interpessoal no trabalho 5

Tudo tem início ainda no ambiente familiar, ainda bebê através dos primeiros contatos com pais, avós, irmãos e outros parentes.

 

O relacionamento interpessoal vai ganhando ainda mais importância nos primeiros passos fora de casa, começando na escola, no condomínio entre as brincadeiras com outras crianças e claro em toda e qualquer atividade que a pessoa passa vir a realizar durante a sua vida.

 

Sem que percebamos cada uma de nossas etapas da vida e grupos sociais aos quais fazemos parte, possuem diferentes tipos de relacionamentos interpessoais.

 

Durante nossa existência vamos acumulando grupos de interação até chegar ao relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

 

Este geralmente acontece já na vida adulta e com nossas características de personalidade muito bem formadas.

 

Mas por que será, que o relacionamento interpessoal no trabalho é tão complicado? Veja a seguir e entenda mais.

 

A importância do Relacionamento Interpessoal no Trabalho

relacionamento interpessoal no trabalho 7

Todos nós precisamos trabalhar um dia! E todos nós precisamos se relacionar bem com outras pessoas. Sejam eles colegas, clientes ou parceiros.

 

A complexidade deste tipo de relação é muito grande, pois uma relação interpessoal no trabalho não tem nada a ver com interesses em comum, afinidades e proximidades.

 

De forma geral, não temos como escolher com que tipo de pessoas e nem com quantas iremos nos relacionar.

 

Não fazemos parte da mesma família.

Não dividimos os mesmos valores.

E, por isso, não temos realmente muita coisa em comum a não ser o ambiente profissional.

E, vamos precisar delas para dar conta das tarefas diárias.

 

Aprender a valorizar o relacionamento interpessoal é o segredo de muitos profissionais de sucesso e com certeza será o seu também!

 

Apostar em uma boa relação garantirá a você estar sempre por dentro das novidades da empresa!

 

Com isso, acabam aumentando as chances de você poder colaborar com diferentes times e departamentos.

 

Não é a toa que as empresas têm investido cada vez mais em atividades que aumentem e melhorem o clima organizacional!

 

Uma equipe com um bom relacionamento interpessoal é capaz de produzir mais e melhor, aumentando a quantidade de atividades e a qualidade do resultado final, sem falar no aumento da qualidade de vida no trabalho!

 

Será que você tem um bom relacionamento interpessoal em sua empresa? Veja a seguir os problemas mais comuns enfrentados por profissionais no mundo todo.

 

Os Problemas mais Comuns que Giram em Torno do Relacionamento no Trabalho

relacionamento interpessoal no trabalho 4

Conviver com pessoas diferentes não é uma tarefa fácil. Cada pessoa tem uma mania diferente e uma forma para fazer cada uma das coisas.

 

Será que você convive bem com seus colegas de trabalho?

 

Listamos os problemas mais comuns encontrados em empresas de todos os tamanhos e que giram em torno do relacionamento interpessoal. Veja a seguir se você também sofre com eles:

 

Barulho demais

O convívio no trabalho muitas vezes fica dificultado com pessoas que fazem muito barulho. Principalmente em escritórios, onde é preciso se concentrar na hora de realizar alguma tarefa.

 

E os barulhos que mais atrapalham no trabalho são geralmente relacionados à pessoas que falam demais, falam alto demais ao telefone, ouvem música que ultrapassa os fones de ouvido e por aí vai…

 

Se você está sofrendo com alguém que está fazendo muito barulho a ponto de atrapalhar sua concentração, converse com a fonte do problema.

 

Lembre-se de ser gentil, simpático e pedir com educação para que a pessoa diminua o barulho. Geralmente uma boa conversa consegue resolver.

 

Colegas que não colaboram

Em um departamento ou em uma empresa é preciso que cada um dos funcionários faça sua parte do trabalho bem feita e no prazo correto.

 

Colegas que atrasam muito a entrega de projetos ou que simplesmente não colaboram em atividades que demandam o trabalho em grupo tendem a atrasar a equipe toda e causar prejuízos.

 

Se você está sofrendo com colegas que não colaboram para o bom funcionamento dos projetos converse com a pessoa em questão e explique os seus motivos.

 

Mas, entenda os motivos dela! Ela com certeza tem uma explicação para agir desta forma.

 

O importante é você dar a partida e resolver. Chefes odeiam resolver pequenos conflitos interpessoais. Mostre que você é capaz de fazer isso sem ajuda dele.

 

Fofocas no Ambiente de Trabalho

As fofocas estão sempre entre os problemas mais citados quando se trata de relacionamento interpessoal no trabalho.

 

Sempre há alguém que adora difundir segredos e novidades sobre a vida pessoal ou sobre a atuação de colegas sem o menor respeito ou cuidado.

 

Antes de mais nada, nunca participe deste tipo de ação, que além de ser nociva pode causar processos judiciais ou até uma demissão por justa causa.

 

Se por acaso você for o motivo da fofoca, busque entender o motivo pelo qual ela surgiu. Quanto você contribuiu para que a fofoca existisse? E o que você pode fazer para mudar sua imagem sem entrar na “brincadeira”?

 

Perceba que de nada adianta você investigar, querer descobrir quem fez e tirar satisfação. A ideia é você mudar o que estão pensando ou comentando através de ações positivas.

 

Por exemplo: Se dizem que você trabalha mal, o que fazer para trabalhar melhor? Se dizem que está em conflito com alguém, como resolver este conflito? Se você anda escondendo coisas, o que aconteceria se você tornasse público?

 

Se o problema for grave, tente procurar seu superior imediato ou converse diretamente com o departamento de recursos humanos. Com certeza eles saberão como agir e quais são as medidas a serem tomadas.

 

Cheiros e Aromas

Pessoas que se perfumam demais, comem em suas estações de trabalho ou nos casos mais complicados descuidam da higiene também causam problemas na relação interpessoal no trabalho.

 

Você está sofrendo por causa deste tipo de característica de algum colega?

 

A melhor coisa a se fazer é conversar com seu superior imediato ou com o responsável pelo departamento de recursos humanos.

 

Aqui, uma ação direta com seu colega pode se tornar algo pessoal.

 

Não indicamos que parta para uma conversa com o colega em si para que não ocorram problemas na relação profissional de vocês no futuro.

 

Agora que você já sabe as principais causas, você vai aprender como turbinar seu relacionamento interpessoal no trabalho!

 

Como conseguir o máximo em relacionamento interpessoal no trabalho

relacionamento interpessoal no trabalho 6

Você já viu anteriormente que profissionais que conquistam um melhor relacionamento interpessoal no trabalho são capazes de conseguir melhores oportunidades de crescimento em sua carreira.

 

Isso acontece porque estão mais dispostos a trabalhar em equipe, ouvem melhor seus pares, subordinados e superiores e, por isso, são capazes de garantir um melhor resultado final em cada atividade no trabalho.

 

Além disso, ainda costumam aprender mais e melhoram suas habilidades com o passar dos anos.

 

E isso que nem chegamos a falar na questão da visibilidade.

 

Profissionais que se relacionam melhor no ambiente profissional costumam ter uma melhor imagem. Eles são mais bem quistos pela equipe e tendem a ser mais lembrados na hora de definir quem vai ganhar uma promoção.

 

Mas o que é preciso ter para conquistar o máximo em relacionamento interpessoal? Veja a seguir os pontos que você deve fortalecer todos os dias:

 

Tenha Empatia e Simpatia

Empatia nada mais é do que a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e sentir o que ele sente.

 

Pessoas que praticam a empatia todos os dias no trabalho, conseguem ajudar melhor os colegas e melhoram o relacionamento de forma significativa.

 

Quando estiver em uma situação com seu colega, antes de tomar uma decisão, pense porque o colega está agindo assim.

 

O que ele pensa da situação e o que ele pensa de suas atitudes. Isto fará com que você visualize novos ângulos para o problema!

 

Já a simpatia é importante em qualquer ambiente, já que garante uma melhor imagem de si mesmo. Ela proporciona mais segurança para que as pessoas cheguem até você, com um problema ou um projeto para dividirem juntos.

 

Já dizia o famoso Dale Carnegie em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Sorria! Não tem como alguém não tratar bem quem está sorrindo. Sorrir abre portas inimagináveis!

 

Cuide de Sua Autoimagem

Você precisa se vender!

 

Isso mesmo, todos nós somos vendedores de alguma coisa. A sua imagem é uma delas. Você prefere um ambiente bonito, limpo e arrumado ou sujo e todo desorganizado? O que você acha que as pessoas preferem em relação a pessoas?

 

Cuide da estética, cabelo, face, acessórios, roupas, cheiro e perceba como as pessoas olharão de outra forma para você. Mas cuide para nunca exagerar! Esteja de acordo com o seu ambiente profissional! Não se vai de terno para a fazenda, por exemplo!

 

Prepare-se para trabalhar todas as manhãs. Este tipo de atitude pode parecer simples, mas passa uma excelente imagem sobre si mesmo. Passa uma imagem de alguém que se importa com o trabalho e deseja fazer o melhor.

 

Monitore sua Linguagem

Cada ambiente de trabalho possui regras sutis de relacionamento que incluem a linguagem utilizada entre pares, subordinados e chefias.

 

Por isso, verifique como as pessoas se comunicam e cuide para que sua abordagem se adeque ao ambiente. Assim, fica muito mais fácil ser aceito, compreendido e passar a fazer parte de um time.

 

Lembre-se que extremos nunca são bons. Formal demais ou coloquial demais dificilmente servirão em um ambiente de trabalho.

 

Seja Pró-ativo

Colabore de perto com os projetos de seu grupo e melhore sua relação interpessoal diariamente.

 

Uma boa forma de fazer isso, é oferecer ajuda à colegas que precisam finalizar alguma atividade. Participe de projetos de outros departamentos e solicite ao seu chefe a liberdade de conversar com outros times.

 

Mostre que você está disposto a fazer mais do que seu cargo exige! Mas cuidado, faça sua parte e então vá ajudar, senão poderá encontrar problemas.

 

Assim, você se torna uma pessoa querida, útil e sempre bem vista dentro de sua equipe. Isso com certeza contará ao seu favor na hora de decidir por promoções dentro da companhia.

 

Procure treinamento

Manter-se atualizado é sempre uma forma excelente de melhorar sua imagem e o relacionamento interpessoal.

 

Se você estuda, você tem mais conteúdo! Você consegue oferecer mais e será mais reconhecido no trabalho. Nem sempre a empresa fará isso por você, por isso, faça isso por você!

 

Buscar por um coaching pode ser uma boa opção para garantir um relacionamento no trabalho ainda mais positivo, encontrando seus pontos fortes e fracos e descobrindo seu papel de protagonista em sua carreira.

 

O que você não pode fazer é ficar na sua zona de conforto! Se você quer e precisa melhorar seu relacionamento interpessoal, isso só pode partir de você sempre! Você é o responsável pelo seu sucesso profissional!

 

Gostou? Agende uma sessão gratuita comigo e descubra como posso apoia-lo em seu desenvolvimento.

Um abraço e até a próxima.

Andrey Orloski

Andrey Orloski

Trainer, master coach, mestre, empresário, diretor e idealizador da Orloski Coaching, com mais de 6 anos de experiência em gestão e liderança, atuando com coaching em toda a região sul do Brasil. Seu maior compromisso é apoiar pessoas a encontrarem sua realização pessoal e profissional.

Artigos Relacionados