Todos da sua empresa esperam que você trabalhe duro, te cobram e precisam que você fique trabalhando até mais tarde. Mas você sempre precisa de um chefe para aprovar algo. Ninguém te dá verdadeira liberdade e autonomia para resolver os problemas da sua empresa.
Quanto mais as demandas aumentam, mais o orçamento da equipe é reduzido, certo?
São tantas as dificuldades e problemas que você precisa enfrentar, que selecionamos as 5 maiores dificuldades dos supervisores e coordenadores.
Em cada uma delas, te entregamos também algumas dicas valiosas para você superá-las.
As 5 Maiores Dificuldades dos Supervisores e Coordenadores e Como Superá-las
Supervisores e coordenadores possuem um papel único. Possuem uma função muito específica e, por mais importante que seja, costuma ser desvalorizada nas empresas: a de transformar metas em resultados.
Enquanto os gerentes devem criar estratégias e processos, os supervisores e coordenadores trabalham duro para fazer tudo isso funcionar.
1 – Lidar com Diferentes Perfis Profissionais
Coordenadores e supervisores precisam lidar com diversos tipos de profissionais no seu dia-a-dia: Clientes, operadores, vendedores, analistas, técnicos, atendentes, gerentes e até diretores em algumas ocasiões.
Vendo pelo lado positivo, essa é uma experiência única, pois permite se conectar com profissionais de todas as áreas. Mas como a lista é longa isso se torna uma dificuldade.
Os gestores com melhores resultados, são aqueles conseguem o apoio, a colaboração e o suporte do maior número de pessoas.
Porém, lidar com pessoas não é nada fácil. Cada um possui experiências únicas, histórias próprias e expectativas diferentes.
Conquistar o maior número de apoiadores é uma tarefa árdua e requer muita habilidade de liderança.
Nós já escrevemos esse artigo aqui 9 truques simples para para ser um líder bem sucedido, que fala só sobre liderança e vai te ajudar muito nessa tarefa.
Os principais pontos para superar a dificuldade de lidar com diferentes pessoas e profissionais, são:
- Motivar com uma missão e visão atraentes;
- Ter assertividade para impulsionar os resultados;
- Criar uma cultura de responsabilidade clara;
- Construir relacionamentos que criam confiança, diálogo aberto e transparência;
- Tomar decisões baseadas na produtividade e não na política;
- Entender que cada pessoa é única e deve ser tratada de forma diferente.
Lembre-se que seu trabalho de liderança depende muito da sua habilidade de fazer as pessoas confiarem e acreditarem em você.
Quando falamos em relacionamento, sempre devemos pensar em longo prazo. Não destrua um relacionamento que você levou tanto tempo para construir apenas para resolver um problema pontual.
Por isso, seja paciente. Tente compreender o lado das outras pessoas usando a sua empatia. Pergunte-se: “O que essa pessoa mais deseja?“, “Qual o maior medo dela?” e “Como eu agiria se estivesse em seu lugar?”
Confira esse artigo aqui Como Gerar empatia que é sobre como entender o ponto de vista de outras pessoas através da empatia.
2 – Transformar Metas em Resultados
Se os gerentes e diretores são quem criam as metas e definem as estratégias, é papel do coordenador e supervisor dividi-las entre a equipe para transformá-las em resultado.
Esse deve ser o seu foco principal, mas lembre-se que não é você quem põe a mão na massa, e sim os seus funcionários.
Seu papel é atuar como facilitador. Você deve garantir que se algo está impedindo seus funcionários de fazer o seu melhor trabalho, é você quem deve remover os obstáculos.
Seja para planejar corretamente as atividades, alocar horários e recursos, definir cronogramas ou acionar as pessoas que possam resolver o problema para vocês.
Quando você assume uma coordenação ou supervisão de equipe, você ao mesmo tempo assume uma responsabilidade pelos resultados dela: sejam eles bons ou ruins.
Então lembre-se de que é o seu papel motivar seus colaboradores e incentivá-los a cumprir e superar suas metas pessoais. Deixe claro que você está lá para ajudá-los e que eles podem contar com você sempre que precisarem.
Se você tem problemas com as definições de metas pessoais, metas de equipe ou dos seus funcionários, confira esse outro artigo Descubra os 5 motivos que fazem você nunca cumprir suas metas e objetivos só sobre metas.
3 – Influenciar Seus Superiores
Mesmo tendo um papel tão importante dentro da sua empresa e na vida dos seus funcionários, às vezes não é você quem “bate o martelo”.
Você pode apresentar uma mudança de estratégia, ou até indicar uma pessoa para promoção ou desligamento, mas quem aprova isso geralmente é o seu chefe, ou ainda, o chefe dele.
Sua missão muitas vezes é a de reportar o que precisa ser feito. E as vezes isso pode ser frustrante, principalmente se você não consegue convencer os tomadores de decisão.
Relacionamentos interpessoais vão muito além de chefes e funcionários. Por se tratar de um tema tão importante, escrevemos esse artigo Relacionamento Interpessoal no trabalho para que você se aprofunde no assunto.
Outra maneira excelente para aprender a superar esse tipo de dificuldade é lendo o livro: “Como fazer amigos e influenciar pessoas“, de Dale Carnegie.
Algumas das dicas do autor são:
- Sorria sempre;
- Não critique ou reclame;
- Elogie de forma honesta e verdadeira;
- Encontre uma forma de fazer a pessoa desejar aquilo que você precisa;
- Fale sobre as coisas que a pessoa gosta de falar;
- Faça a pessoa se sentir importante, sem bajular;
Essas duas leituras serão ótimas para você que precisa influenciar não apenas seus superiores, mas também os seus funcionários.
4 – Gerenciar Conflitos
Sua equipe vez ou outra irá discutir, irá discordar e irá criar um conflito.
É seu papel mediar esse tipo de situação e honestamente, pode ser bem difícil fazer isso. Principalmente se você acabou de assumir uma posição de gestão.
Um conflito pode começar com uma simples reunião mal sucedida. Ou então com um funcionário que não aceita os objetivos da empresa. Mas ela fica realmente feia quando algum departamento resolve agir apenas pelos próprios resultados e não pensar nos resultados da empresa.
O desconforto nessas situações é enorme.
Se já existe conflito dentro da sua equipe, você pode conferir algumas das nossas dicas de como eliminar seus problemas de trabalho em equipe.
Quando o conflito acontece entre áreas você precisa ter mais cuidado, paciência e buscar encontrar uma forma de beneficiar ambos os departamentos.
Não tenha medo de pedir ajuda das pessoas que têm mais experiência nisso que você, como seu gestor, colegas ou os seus superiores.
Ao resolver conflitos você não só pode, como deve recorrer também as dicas para influenciar pessoas que mencionamos no item anterior.
5 – Manter-se Motivado
Se você já conquistou um cargo de gestão de equipe, é porque possui muito do que é preciso pra chegar no topo. Você já provou que é uma pessoa acima da média e apenas os seus sonhos são o limite.
Você sabe que somente os mais qualificados se tornam supervisores ou coordenadores. Porém os próximos degraus começam a exigir mais de você.
Imagine, por um minuto, o caminho que você irá percorrer para se tornar um gerente, ou um diretor.
Você consegue perceber porque somente os mais qualificados dentre os mais qualificados são promovidos para esse nível de cargo de liderança, não é?
Esse tipo de promoção exige um grande esforço. Muitas vezes significa abrir mão do pouco tempo que você tem pra si mesmo, ou com a família. Outra alternativa é buscar formas únicas para se diferenciar.
Para conquistar os próximos níveis, você precisará investir na sua capacidade de liderança e autoconhecimento. Precisará desenvolver a sua inteligência emocional e habilidades interpessoais
Para se tornar um coordenador ou supervisor você precisou se dedicar e passar por diversos treinamentos.
Infelizmente, uma realidade que surge após alcançar esse tipo de cargo é a redução dos treinamentos pagos pela empresa. Muitas delas acabam focando apenas nos funcionários operacionais e líderes de alto escalão.
Os coordenadores e supervisores acabam ficando sem treinamentos, que são valiosíssimos para o seu avanço e desenvolvimento profissional. E isso gera um desconforto e muitas vezes, a falta de motivação.
A melhor forma de superar isso é começar a investir em você.
Se você não pretende ficar “empacado” no mesmo cargo durante anos e anos, você precisará sair da zona de conforto. Busque novos cursos, treinamentos, eventos, ou melhor ainda, um ótimo Coach para te ajudar a chegar no próximo nível.
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